Embora os Estados Unidos sejam um país muito desenvolvido, a área odontológica deixa a desejar. Isso porque são 61 dentistas para cada 100 mil habitantes, enquanto no Brasil esse número chega a 171, segundo dados de 2022 da Associação Odontológica Americana (ADA) e do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Inclusive, é
estimada uma necessidade nos EUA de 11 mil novos dentistas. Os estados com maior nível de emprego na profissão são: Califórnia, Texas, Flórida, Nova Iorque e Virgínia.
Quem pode aproveitar as oportunidades de emprego são os brasileiros através do Visto EB2-NIW, criado para buscar o perfil de profissionais com sólida formação e/ou experiência profissional. É preciso que a pessoa tenha bacharelado e 5 anos de experiência na área, ou mestrado ou doutorado.
Vale destacar que as vagas de assistente dentário pagam U$61.000 ou mais por ano, higienista dental U$103.420 e ortodontistas podem receber U$239.200 anualmente. Essa faixa de salário é estipulada na cidade de Nova Iorque.
Outra forma é por meio do Visto EB1, destinado para professores, pesquisadores e palestrantes com trabalhos expressivos em suas respectivas áreas. A habilidade extraordinária é normalmente comprovada através da demonstração de “aclamação nacional ou internacional”, ou seja, premiações, reportagens em mídias
especializadas ou de grande circulação.
O profissional que deseja atuar ministrando aulas em faculdade, é preciso ter conhecimento de que as universidades nos Estados Unidos geralmente valorizam credenciais acadêmicas sólidas, como um doutorado (Ph.D.) em odontologia ou em um campo relacionado, bem como experiência clínica relevante. Além disso, a
pesquisa na área odontológica é altamente valorizada, então ter publicações em revistas acadêmicas também pode ser um diferencial.
Algumas universidades nos EUA que são conhecidas por seus programas de odontologia e que podem empregar professores de odontologia são as seguintes: Universidade da Califórnia, San Francisco (UCSF); Universidade de Nova York (NYU); Universidade da Pensilvânia; Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill; Universidade de Michigan; Universidade de Harvard; Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA); Universidade da Flórida; Universidade do Texas em San Antonio e Universidade de Maryland.
Seu perfil profissional se encaixa em um dos requisitos para trabalhar nos EUA com seu diploma odontológico?
Entre em contato com a RA Migra para dar início ao seu processo de Green Card e construir uma carreira bem-
sucedida no país norte-americano!
Fonte:
https://www.onetonline.org/link/localwages/31-9091.00?st=NY
https://www.onetonline.org/link/localwages/29-1292.00?st=NY
https://www.onetonline.org/link/localwages/29-1023.00?st=NY
https://www.bls.gov/oes/current/oes291021.htm