Fisioterapeutas têm grandes chances de desenvolver sua carreira nos Estados Unidos. E você pode alcançar esse objetivo de duas formas: sendo um fisioterapeuta licenciado (PT) ou assistente de fisioterapeuta (PTA).
Os fisioterapeutas (PT), são especialistas em movimentos que melhoram a qualidade de vida por meio de exercícios prescritos, cuidados práticos e educação do paciente. Para exercer a profissão de fisioterapeuta nos EUA, você deve obter um diploma de doutor em fisioterapia de um programa de educação de fisioterapeuta credenciado pela Comissão de Credenciamento em Educação em Fisioterapia, e ser aprovado em um exame de licenciamento estadual.
A duração dos programas profissionais de DPT é normalmente de três anos. Aproximadamente, 80% do currículo do DPT é presencial (didático) e de laboratório e os 20% restantes são dedicados à educação clínica. Os alunos PT passam em média 27,5 semanas na sua experiência clínica final.
Os assistentes de fisioterapeuta (PTA), prestam serviços de fisioterapeuta sob a direção e supervisão de um fisioterapeuta. Eles implementam componentes de atendimento ao paciente, obtêm dados relacionados aos tratamentos fornecidos e colaboram com o PT para modificar os cuidados conforme necessário.
Para trabalhar como assistente de fisioterapeuta nos Estados Unidos, você deve se formar em um programa de educação de assistente de fisioterapeuta credenciado pela Comissão de Credenciamento em Educação em Fisioterapia e passar em um exame nacional administrado pelo estado para obter o licenciamento ou certificação exigido na maioria dos estados. A duração de um programa PTA é normalmente de dois anos (cinco semestres).
Aproximadamente 75% do currículo do PTA é em sala de aula (didático) e estudo de laboratório e os 25% restantes são dedicados à educação clínica. Os alunos do PTA passam em média 16 semanas em experiências de educação clínica em tempo integral.
Importante lembrar que as duas categorias precisam fazer prova, porém, os assistentes de fisioterapia não precisam de licença para atuar. Se existe permissão de trabalho, pode criar um vínculo com a clínica, ajudando no manejo da instituição, sem a necessidade de licença como técnico, tornando o processo mais rápido.
Você tem interesse em trabalhar nos EUA na área de fisioterapia? Entre em contato com a RA Migra para contar com profissionais que te oferecem a obtenção do Green Card de forma simples!
Fonte: https://www.apta.org/your-career/careers-in-physical-therapy/becoming-a-pt